REPENTISTAS
- Marcela Larocerie
- 16 de nov. de 2016
- 1 min de leitura
O que são repentistas?
Repentistas são também chamados de cantadores. Eles improvisam os seus versos sobre diversos assuntos, se apresentam andando pelas feiras e espaços populares, se apresentam sozinhos ou trocam versos com outros cantadores, no chamado desafio.

O estilo repentista é bastante característico do Agreste pernambucano. Os primeiros a iniciarem a tradição dos repentes foram Agostinho Nunes da Costa e seus filhos Antônio Ugolino Nunes da Costa e Ugolino do Sabugi.
Antes, toda essa tradição dos repentes era muito mais simples, onde as rimas utilizadas eram as quadras, rimas A – B – A – B ou A – B – B – A. Mas nas últimas décadas com o surgimento de outros cantadores como Inácio da Catingueira, as cantorias ficaram mais complexas, e começaram a se desenvolver também as sextilhas. E atualmente os cantadores assimilam várias maneiras de versos rimados, deixando de lado a quadra. Algumas maneiras são: as sextilhas que ainda permanecem, sete linhas ou sete pés, moirão, moirão de sete pés, moirão trocado, moirão trocado; moirão que você cai; moirão voltado; décima;martelo agalopado; galope à beira-mar; parcela; quadrões; quadrão trocado; gabinete; toada alagoana; meia quadra; gemedeira; ligeira.
Como se sabe, muitos nordestinos imigraram para São Paulo, ou seja, toda essa cantoria passou também a ser conhecida pelo Brasil. E foi em são Paulo que os repentes começaram a adotar uma viola de dez cordas criadas pelos fabricantes de instrumentos Del Vecchio, conhecida também como a “viola dinâmica”.
Abaixo estão alguns exemplos do trabalho dos repentistas para que possam conhece-los melhor:
Comments