top of page

COMIDAS REGIONAIS

  • Marcela Larocerie
  • 7 de nov. de 2016
  • 3 min de leitura

A culinária pernambucana teve influência indígena, africana e portuguesa. Diversas receitas originais provenientes de outros continentes foram adaptadas com ingredientes encontrados com facilidade na região. Esta mistura de tradições e culturas resultou em uma culinária rica de sabores, cores e perfumes.

Muitas das comidas regionais de Pernambuco são práticas do aproveitamento total do animal. Pois no agreste e sertão, a escassez e a dificuldade alimentar fizeram com que o homem daquele lugar quisesse aproveitar tudo que é oferecido pelo animal. O mocotó (joelhos), os pés, as viçaras e até mesmo o sangue são usados e oferecem um delicioso e nutritivo alimento.


Tapioca

É uma espécie de beiju feito com goma de mandioca umedecida e temperada com sal. Tem recheio de coco ralado, queijo coalho ou manteiga. As tapioqueiras, são facilmente encontradas nos pontos turísticos das cidade de Pernambuco. Existe também a tapioca molhada, umedecida com leite de coco misturado com açúcar.

Cartola

É uma das mais tradicionais sobremesas da gastronomia pernambucana. Seu preparo consiste em banana frita coberta com queijo coalho assado, polvilhada com açúcar e canela.

Pirão

O pirão é uma papa de farinha de mandioca feita quando se mistura esta com água ou caldo quente. No Brasil, o pirão pode ser preparado com diferentes tipos de caldos.

Buchada
É um dos mais tradicionais pratos da cozinha sertaneja. Preparado com o bucho de bode ou carneiro, recheado com um picadinho do sangue coagulado, tripas e fígado, refogado com hortelã, limão, alho, cebola e temperos.

Chambaril

Cozido, preparado com ossobuco de boi, refogado em temperos. É servido com pirão, feito com o caldo fervendo e farinha de mandioca.

Dobradinha

Consiste em bucho e tripas de boi; linguiças cortadas em pequenos cubos, refogados e cozidos junto com feijão branco. É servido com farinha de mandioca ou arroz.

Mão de Vaca

Consiste em um cozido preparado com as patas dianteiras da vaca refogadas com temperos. É servida com pirão feito do caldo em que foi cozida.

Sarapatel

Miúdos e o sangue de porco cortados miudinhos e refogados em um molho bem temperado deram origem a este prato de sabor forte e cor escura. Ideal para acompanhar a bebiba, servido com gotas de limão e farinha de mandioca.

Carne de Sol

A carne de sol é um prato típico do sertão de Pernambuco. A carne de boi é salgada e deixada ao sol até atingir o ponto ideal. Na hora do preparo, é necessário deixá-la de molho em água para dessalgar e depois mergulhar no leite por algumas horas para que amacie bem e não endureça. Esta carne é encontrada já pronta nos mercados públicos, feiras e supermercados da região.

Cozido

O cozido é um prato de origem portuguesa que se tornou marca registrada da culinária regional. Um prato especial para o almoço de domingo, pois pela quantidade de ingredientes só é possível fazê-lo para muitas pessoas. Reúna sua família e experimente-o no próximo domingo.

Arrumadinho

Seu nome vem do modo como é servido: os ingredientes arrumados lado a lado, para depois serem misturados no prato. É feito com macaxeira ou charque, farofa, vinagrete e feijão verde, temperados com manteiga de garrafa.

Munguzá

O munguzá é preparado com milho cozido em água e temperado com leite de coco, açúcar, cravo e erva-doce. É servido quente e polvilhado com canela.

Canjica

De consistência cremosa, a canjica é preparada com milho verde ralado, açúcar e leite de coco. É servida polvilhada com canela.

Nego Bom

O Nego bom é um doce da culinária pernambucana. Feito a partir de bananas, açúcar e limões.

Queijo Coalho

O queijo coalho ou queijo de coalho é um tipo de queijo, produzido por fermentação e coagulação

Mel de Engenho

É a fase de fabricação do açúcar imediatamente anterior à sua cristalização.

Bolo de Milho

É preparado com milho ralado, coco, açúcar.

Cuscuz

No Nordeste o cuscuz é comumente consumido nas três principais refeições diárias, podendo ser o prato principal do café-da-manhã e/ou do jantar e sendo utilizado como farofa no almoço. Antigamente no Nordeste, o cuscuz era feito com milho triturado no pilão e moído em moinho de pedra, sendo em seguida cozido na panela, envolto por um pano (tipo pano de prato).

Bolo Pé-de-Moleque

A mistura de especiarias e castanhas com a massa da mandioca, resultou nesse bolo de sabor marcante, coloração escura e muito perfumado.


Bolo de Macaxeira

Um bolo com consistência de pudim firme, facílimo de fazer e de sabor irresistível.


 
 
 

Comments


bottom of page