top of page

Bandas de Pife

  • Marcela Larocerie
  • 31 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

Pife também chamado de pífano, é uma espécie de flauta feita de bambu, taboca, taquara, osso, caule de mamoeira ou até mesmo PVC. A Banda de Pífano é um conjunto de instrumentos musicais de sopro e percussão, que são basicamente zabumba, caixa (Caixa de guerra ou tarol), prato e dois pifes. No nordeste a banda de pife veio de uma junção de vários elementos culturais brasileiros, com muitos traços folclóricos e se estabeleceu pelo nordeste como músicas para eventos em igrejas.


Antigamente as Bandas de Pife se apresentavam em eventos cristãos para saudar religiosos, ainda hoje há essa cultura entrelaçada em eventos religiosos, mas a Banda de Pife atualmente faz suas apresentações em feiras, eventos culturais, entre outros. Com o passar do tempo também foi modificado os instrumentos, também compõem a Banda de pife o triangulo e a sanfona, que formam conjuntos pé-de-serra e leva a alegria do povo do interior para os outros lugares do mundo.

O pífano também ganhou destaque em suas aparições em filmes como o Auto da Compadecida, no link a seguir, há a famosa música Presepada, que é uma das principais características do filme:

A arte de produção do pífano e das suas apresentações, carregam traços ancestrais, desde a produção que veio dos indígenas, até hoje com a produção de João do Pife, que carrega essa cultura de geração em geração (entrevista com João do Pife)

Essa representação cultural é mais uma expressão da realidade interiorana da cidade de Caruaru, que mesmo com a modernidade, ainda carrega traços culturais de muitos e muitos anos atrás e isso é o que diferencia essa cidade tão rica culturalmente.

Para ver mais apresentações de Bandas de Pife, é só acessar os links abaixo:

Referências

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&id=498

https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%ADfano

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pife_brasileiro



 
 
 

Comments


bottom of page