top of page

São João e as Quadrilhas Estilizadas

  • Marcela Larocerie
  • 24 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

O São João basicamente surgiu das festividades religiosas cristãs, que ocorrem no mês de junho. Os religiosos homenageados são: São Pedro, Santo Antônio e SÃO JOÃO. Em Caruaru, o São João é comemorado o mês todo.

Quando se fala em São João, já vem em mente (além do aspecto religioso) comidas típicas (como pamonha, canjica, milho, pé-de-moleque, mas isso é assunto para outro post), bandeiras coloridas, fogueira, balões, música, forró, quadrilhas, o xaxado, o samba de coco, entre outras manifestações culturais da região. Enfim o São João é um evento que reúne várias representações da cultura nordestina num único mês no ano.


Durante todo o mês de junho há várias atrações na cidade de Caruaru, principalmente na Estação Ferroviária e no Pátio de Eventos, onde acontecem competições de quadrilhas que vai de infantis à adultas estilizadas e apresentações musicais que vai de artistas regionais à grandes nomes do cenário musical brasileiro.


As Quadrilhas Estilizadas

As quadrilhas tiveram origem na Europa e foram introduzidas no Brasil no período colonial, com passos lentos e uniformes, que se inicia basicamente com o noivo e a noiva. Hoje traz traços brasileiros como a zabumba, a sanfona e o triangulo que juntos formam o forró, o estilo musical principal para as apresentações/danças de quadrilhas.

Porém ao longo dos anos, as quadrilhas vêm se modificando, em Caruaru e em Campina Grande (disputam qual cidade tem o melhor São João) ocorrem eventos como as competições das quadrilhas estilizadas, que é basicamente passos coreografados (com vários meses de ensaio), roupas com bastante brilho e algumas vezes cenários (geralmente há um tema a ser apresentado)

Com muita alegria e energia, os dançarinos precisam convencer os jurados que seu grupo é o melhor, e quem ganha é o público, com um espetáculo de cores, música e dança.

No mês de junho é quando realmente sentimos orgulho de sermos nordestinos, é quando vemos famílias reunidas (quase que como no natal) para celebrar esse festejo que reúne desde aspectos primitivos como a colheita do milho, quanto as festas populares, que une pessoas de todas as idades em prol de um único objetivo, comemorar a felicidade de ser do nordeste.


Para assistir um pouco das competições é só clicar no link abaixo:

http://youtu.be/rn85LgM4Ud0

http://youtu.be/pMiaqbzrHlY


Referencias

http://www.ebc.com.br/cultura/2013/06/quadrilhas-estilizadas-dao-toques-modernos-a-manifestacoes-tradicionais

http://www.bfp.uff.br/sites/default/files/servicos/documentos/festas_juninas_festas_de_sao_joao_origens_tradicoes_e_historia.pdf



 
 
 

Comments


bottom of page